quarta-feira, 1 de junho de 2011

EXPLORAÇÃO ECONÔMICA DO COMPORTAMENTO PRIVADO DOS USUÁRIOS

                                                Crítica Contrária

Ter um sistema de buscas é, perigosamente, saber o que as pessoas gostam, onde elas gostam de ir, o que elas ouvem, comem, bebem e lêem. Pense que milhares de pessoas acessam a home page do google.com e depositam naquela caixinha de busca todos seus desejos, dúvidas e esperanças. Assim o Google sabe o que você quer, procura ou espera. E isso não é nenhum segredo, basta visitar o Google Zeitgeist; ali há um ranking semanal dos termos mais buscado nos Estados Unidos e no mundo.




Alguém ainda duvida que a empresa saiba do que gostamos e do que precisamos? Imagine se a empresa lançar um produto, como por exemplo um sorvete, ela saberá, antes de entrar no mercado, qual o sabor que o público tem preferência, como eles gostam que o sorvete seja servido e onde elas preferem comprá-lo. Essas informações não seriam obtidas por pesquisas superficiais, mas sim por informações diárias depositadas por todos os tipos de pessoas de todo o mundo no serviço de buscas da empresa. Isso é ou não dominar o mundo?

Eles sabem quem somos!






Mais de dez milhões de perfis criados no Orkut. A Google tem acesso ao perfil de todos que tem acesso ao Orkut, e essa base de dados, que cresce diariamente, mostra como as pessoas se comportam, o que gostam e como se relacionam. O Blogger também mostra à empresa tudo o que as pessoas pensam. Não é a toa que a empresa criou o BlogSearch, ela sabe que o futuro pertence ao compartilhamento de informações e como atualmente os blogs tem se tornado uma das principais fonte de informação alternativa no mundo. A empresa está investindo neste meio para colher frutos a médio prazo e concentrar uma base invejável de informações.

            E parece que a Google ainda não desistiu do seu interessante plano de dominar o mundo, começando pela informática, pois depois de dominar o mercado de Internet e começar a penetrar no mundo dos browsers, sistemas operativos e aplicativos de escritório, sempre revolucionando cada mercado onde entram, a Google pode estar agora interessada em entrar para o mercado dos videogames, uma das áreas de maior sucesso na Informática.

                  Se o Google é de graça, como ganha dinheiro?



É simples, com a publicidade. Já reparou em todos os anúncios expostos na internet? Assim como na televisão, cada espaço destinado à publicidade tem um valor. E sim, é possível sustentar um site, um blog ou um portal com o uso da publicidade. Procure no Google sobre o faturamento dele, a maior parte do lucro vem da publicidade. Este pode chegar a US$20 bilhões, como registrado em 2010, por exemplo. E de clique em clique o Google vai chegando aos seus bilhões.
Mas para exibir esses anúncios o Google precisa de informações relacionadas às suas buscas e aos seus conteúdos privados. Já aconteceu com você de estar lendo um e-mail que seu amigo mandou sobre aquela viagem e bem do lado estar um anúncio sobre viagens ou venda de passagens aéreas? Pois é, não é mera coincidência. O problema é que ao acessar as suas informações pessoais, eles estão acessando suas informações pessoais! Seja por uma pessoa ou até mesmo por um programa avançado, é fato que ninguém gosta dessa falta de privacidade. Infelizmente, o controle disso não está em nossas mãos. São regras do jogo, do mercado, do comércio e de quem está no poder e é pioneiro em determinado assunto.

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